Melhores times de vôlei do mundo – TOP 10 (Masc. e Fem.)
Vamos falar hoje de um esporte bastante amado pelos brasileiros, o voleibol. E ainda abordaremos os melhores times de vôlei do mundo.
Se você é um torcedor ou apenas um apaixonado pelo esporte, com certeza quer saber se o seu time está entre os melhores times de vôlei do mundo.
Não é surpresa para ninguém que tanto os times femininos e masculinos do vôlei brasileiro são considerados um dos melhores do mundo.
Vamos conferir a lista!
Melhores times de vôlei do mundo
Veja os melhores times divididos por gênero:
Ranking feminino
- Primeiro dos melhores times de vôlei do mundo no feminino – Polônia com 389 pontos
- Segundo dos melhores times de vôlei do mundo no feminino – Itália com 369 pontos
- Terceiro dos melhores times de vôlei do mundo no feminino – França com 268 pontos
- Quarto dos melhores times de vôlei do mundo no feminino – Brasil com 361 pontos
- Quinto dos melhores times de vôlei do mundo no feminino – Rússia com 352 pontos
Ranking masculino
- Primeiro dos melhores times de vôlei do mundo no masculino – Sérvia com 393 pontos
- Segundo dos melhores times de vôlei do mundo no masculino – Itália com 391 pontos
- Terceiro dos melhores times de vôlei do mundo no masculino – Brasil com 381 pontos
- Quarto dos melhores times de vôlei do mundo no masculino – Estados Unidos com 354 pontos
- Quinto dos melhores times de vôlei do mundo no masculino – China com 338 pontos
O Ranking da Federação Internacional de Voleibol traz a classificação ordenada das seleções nacionais masculinas e femininas nas categorias adulto, sub-23, júnior e juvenil, de acordo com uma escala de pontos dados através das colocações de vários campeonatos.
Dentre eles, estão as Olimpíadas, as Copas do Mundo, as Ligas das Nações, os campeonatos mundiais e continentais das respectivas categorias e qualificatórias, além de eventos internacionais reconhecidos pela FIVB com pelo menos quatro seleções participantes.
O Brasil no voleibol
O vôlei sempre foi um esporte de pouca valorização no Brasil. Até os anos 80, ele ainda trazia consigo uma estigmatização de que apenas as meninas deviam jogar vôlei e os meninos deveriam praticar futebol.
Esse estigma não surgiu de forma aleatória, ele nasceu por conta de uma manifestação de forma pouco profissional feita por professores de educação física, pois ao invés de estruturar a aula de uma forma em que todos pudessem participar, ainda hoje, temos professores que entregam uma bola de vôlei para as meninas e uma de futebol para os meninos, apesar disso ter melhorado bastante.
Esse fato não apenas reporta a momentos em que a educação formal era dividida entre os sexos, mas também contribui para o preconceito em relação às atividades físicas.
Todo esse perfil teve uma mudança considerável quando, nos jogos Olímpicos de Los Angeles, em 1984, a seleção masculina de voleibol brasileira conquistou o segundo lugar na competição.
O time, que tinha Bebeto de Freitas como técnico, era composto por William, Xandó, Renan, Badalhoca, Montanaro, Bernardinho, Amauri e Bernard, jogador que criou o estilo de saque conhecido como “Jornada nas Estrelas”.
A medalha de prata trouxe ao vôlei uma visibilidade nunca antes vista no Brasil. Nesse momento, muitas pessoas, de ambos os sexos, voltaram-se para a prática do voleibol, o que gerou muitas conquistas das seleções feminina e masculina.
Grandes conquistas internacionais da seleção feminina brasileira de voleibol:
- Em Jogos Olímpicos: conquistou duas vezes o terceiro lugar, em Atlanta e em Sidney, respectivamente em 1996 e 2000. Já o primeiro lugar na competição ocorreu nos Jogos na cidade de Pequim, em 2008;
- Em Jogos Pan-Americanos: conquistou a primeira colocação três vezes, nos anos de 1959, 1963 e 1999. A medalha de prata foi conseguida em 1991 e 2007, e a de bronze, em 1955 e 1979;
- Em Grand Prix: a seleção brasileira já comemora o hexacampeonato, conquistado em 1994, 1996, 1998, 2004, 2005 e 2006.
No que se refere à seleção masculina, é possível citar as seguintes consquistas:
- Em Jogos Olímpicos: foram duas medalhas de prata, disputadas em Los Angeles (1984) e em Pequim (2008), além de conseguir a primeira colocação na competição duas vezes, em 1996, em Barcelona, e em 2004, na cidade de Atenas;
- Em Jogos Pan-Americanos: em 1963, 1983 e em 2007, o primeiro lugar foi conquistado. A medalha de prata foi conseguida seis vezes, em 1959, 1967, 1975, 1979, 1991 e 1999. Já o bronze teve seu lugar em 1955, 1971, 1987 e 2003;
- Na Liga Mundial de Voleibol: o Brasil é o atual campeão da liga, somando nove vitórias no campeonato, ocorridas em 1993, 2001, 2003, 2004, 2005, 2006, 2007, 2009 e 2010. Além disso, conquistou o segundo lugar em 1995 e em 2002; e a terceira colocação em 1990, 1994, 1999 e 2000. Esse quadro mostra que nos últimos doze anos, a seleção brasileira de voleibol sempre esteve entre os três melhores times do mundo.
Atualmente fazem parte da seleção masculina de voleibol: o técnico Bernardo Rezende e os atletas Bruno, Dante, Eder, Giba, João Paulo, João Bravo, Leandro, Lucas, Mário, Marlon, Murilo, Rodrigão, Sidão, Theo e Thiago Alves.
Já a seleção feminina conta com: o técnico José Roberto Guimarães e as atletas Adenizia, Camila Brait, Carol Gattaz, Dani Lins, Fabi, Fabiana, Fernanda, Jaqueline, Fabíola, Joycinha, Mari, Natália, Paula, Sheila, Thaisa e Sassa.
Quais são as principais competições de vôlei do mundo?
Liga Mundial
Uma liga criada em 1990, sendo o principal torneio de vôlei masculino entre seleções e é organizado pela FIVB (Federação Internacional de Voleibol), a Liga Mundial de Vôlei é disputada anualmente e se tornou um dos principais eventos da modalidade no mundo todo.
Grand Prix
O Grand Prix é o torneio mais importante do vôlei feminino depois do Torneio Olímpico: ele está para a modalidade no feminino assim como a Liga Mundial está para o masculino. Criado em 1993, o Grand Prix teve a seleção de Cuba como sua primeira campeã.
Torneio Olímpico
O vôlei entrou no programa olímpico em 1964, nos Jogos de Tóquio, no Japão. Antes, ele já havia sido disputado como um evento especial de apresentação à modalidade.
Superliga de vôlei
A Superliga foi criada em 1994 depois que a Liga Nacional foi disputada em 6 ocasiões. A primeira edição contou com 22 times, sendo 12 masculinos e 10 femininos.
Quem faturou o título entre os homens foi o Frangosul/Ginástica, do Rio Grande do Sul, e, entre as mulheres, o Leite Moça, de Sorocaba, São Paulo.
Conclusão
Hoje, o Canal Aberto Brasil trouxe para você uma lista completa com os melhores times de vôlei do mundo, junto com curiosidades sobre os times do Brasil!
Se gostou da nossa lista, deixa um comentário!
Sou formada em Direito e em Letras – Português e Inglês.
Gosto de escrever sobre os mais diversos temas, sou bastante comunicativa e detalhista e trabalho como redatora freelancer!