Categories: Notícias

Conheça os 5 Países Com Mais Medalhas Olímpicas

Os Jogos Olímpicos tanto de Verão como os de Inverno são eventos bastante esperados pelos fãs das Olimpíadas. Mas, você já parou para pensar em quais são o 5 países com mais medalhas olímpicas?

Essa é uma grande curiosidade para quem gosta de acompanhar os esportes que acontecem durante as Olimpíadas. Além de ser um evento bastante inclusivo, ele movimenta diversas pessoas e, por isso, é um evento tão esperado.

É um evento tão grandioso que movimenta milhares de viajantes e curiosos para a cidade-sede de cada evento!

O Brasil é o país líder de pódios na América do Sul, com 129 medalhas, estando no 35º lugar no ranking geral. Até que não é tão ruim, né?

Agora vamos dar uma olhadinha nos 5 países com mais medalhas olímpicas!

5 países com mais medalhas olímpicas

Fizemos uma lista dos 5 países com mais medalhas olímpicas de acordo com o número total de medalhas, não seguindo o grau de importância de medalhas de ouro, prata e bronze e sim a soma delas.

Após as Olimpíadas de Tóquio, foi possível observar um avanço importante da China, que saiu da 7ª posição para a 4ª posição no quadro dos Jogos Olímpicos de Verão.

Mesmo depois de Tóquio, a Alemanha Oriental continua entre as maiores potências do esportes. O país competiu sob sua bandeira em apenas 5 edições e conquistou 409 medalhas.

Estados Unidos da América – 2.636 medalhas

Foto: medalhas olímpicas dos EUA – BBC

Liderando o nosso ranking de 5 países com mais medalhas olímpicas, temos os Estados Unidos.

Com um número incrível de 2636 medalhas em 28 Olimpíadas, os EUA lideram o ranking com alguma folga, ele possui mais que o dobro de pódios em relação ao segundo colocado. Eles possuem ainda o maior medalhista dos Jogos Olímpicos, Michael Phelps, com 28 pódios.

  • Ouro: 1.061
  • Prata: 836
  • Bronze: 739

União Soviética – 1.010 medalhas

Foto: medalhas olimpiadas da União Soviética – Jornal a Verdade

A União Soviética é a segunda na lista de 5 países com mais medalhas olímpicas.

A disputa durante a guerra fria, também foi muito acirrada no esporte, principalmente quando falamos de Jogos Olímpicos. O bloco que foi liderado pela Rússia, conquistou 1010 medalhas nas 9 participações que fez nas Olimpíadas. Os socialistas se destacaram, principalmente, nas ginásticas, nas lutas, no atletismo e no halterofilismo.

  • Ouro: 395
  • Prata: 319
  • Bronze: 296

Grã-Bretanha – 916 medalhas

Foto: medalhas da Grã-Bretanha – Torcedores

Temos, em terceiro lugar, a Grã-Bretanha na lista de 5 países com mais medalhas olímpicas.

Com um número de 916 medalhas, a Grã-Bretanha garante a terceira posição nesse ranking. Formada por Inglaterra, Escócia e País de Gales, a Grã-Bretanha, obteve as medalhas nas 29 participações em Jogos Olímpicos. Os súditos da rainha colecionam medalhas principalmente no atletismo, no ciclismo e no remo.

  • Ouro: 285
  • Prata: 316
  • Bronze: 315

China – 634 medalhas

Foto: medalhas da China – PCdoB

Em quarto lugar na lista de 5 países com mais medalhas olímpicas, temos a China com 634 medalhas.

A China ganhou protagonismo a partir dos anos 2000, quando ocupou o 3º lugar no quadro de medalhas das Olimpíadas de Sidney. Já em Pequim, em 2008, conseguiu conquistar o seu maior número de ouros. Das 11 participações, conseguiu 546 medalhas.

Os esportes com mais pódios pelo país são o salto ornamental e o levantamento de peso.

  • Ouro: 262
  • Prata: 199
  • Bronze: 173

França – 764 medalhas

Foto: medalhas da França – Surto Olímpico

O último país que integra a nossa lista de 5 países com mais medalhas olímpicas é a França, com 764 medalhas.

A França participou 29 vezes dos jogos e conseguiu um bom número de medalhas. Os franceses se destacam com mais pódios no ciclismo, na esgrima e na vela.

  • Ouro: 226
  • Prata: 258
  • Bronze: 280

Curiosidades sobre as Olimpíadas

As Olimpíadas são consideradas o maior evento esportivo do mundo, pois os países dos cinco continentes se reúnem e competem em várias modalidades. Elas acontecem a cada 2 anos e são divididas entre as edições de inverno e verão. Para os atletas que possuem deficiência, temos as Paralimpíadas.

O objetivo principal dos jogos Olímpicos é a promoção da paz, integração e união entre os países. De acordo com o Estatuto Olímpico, a intenção é garantir o desenvolvimento harmonioso da humanidade por meio da prática esportiva.

Os jogos Olímpicos possuem esse nome já que se iniciaram na cidade grega de Olímpia, que fica no sudoeste da Grécia. Eles surgiram por volta dos anos 776 a.C.

As competições ocorriam nos raros momentos de trégua entre as civilizações, já que naquela época eram comuns os conflitos entre as cidades-estados. A situação de trégua era decretada dois meses antes dos jogos, que ocorriam de quatro em quatro anos, só que sempre em uma mesma cidade, Olímpia.

Os Jogos da antiguidade estavam associados a rituais religiosos e ainda prestavam homenagens a deus gregos, tais como Zeus, Afrodite, dentre outros. Após o fim das Olimpíadas antigas, em 393 d.C., os jogos voltariam a ocorrer somente 1503 anos depois. As Olimpíadas modernas foram iniciadas em 1896, com o barão francês de Coubertin.

Os Jogos Olímpicos são divididos em duas edições, uma de verão e a outra de inverno, que ocorrem em um intervalo de dois anos. Londres sediou, em 1908, a Olimpíada mais longa da história, na qual os jogos ocorreram de 27 de abril até 31 de outubro.

Temos, ainda, as Paralimpíadas são as competições olímpicas disputadas por pessoas com algum tipo de deficiência.

Algumas outras curiosidades

  • Entre os anos de 1924 e 1992, as edições de verão e de inverno eram realizadas no mesmo ano.
  • Em 1920 foi hasteada a bandeira olímpica, pela primeira vez, na cidade de Antuérpia, na Bélgica.
  • Maria Lenk foi a primeira mulher brasileira a competir em uma Olimpíada, no ano de de 1932, na cidade estadunidense de Los Angeles.
  • Entre os anos de 1912 e 1948, arquitetos, escultores, pintores, músicos e escritores competiram enquanto artistas olímpicos.
  • As línguas inglesa e francesa são as oficiais das Olimpíadas. Elas são complementadas pela língua da cidade-sede dos jogos.
  • A primeira vez que o evento foi transmitido via satélite pela televisão foi nos jogos de Roma, em 1960. Na ocasião, mais de 200 milhões de pessoas assistiram às competições em 18 países europeus.
  • Somente em 2012, todos os países participantes dos jogos enviaram atletas mulheres.
  • O nadador dos Estados Unidos Michael Phelps é o atleta que conquistou mais medalhas olímpicas da história: 28 no total.

Símbolos olímpicos

Os símbolos olímpicos são três:

Aros: os cinco aros que compõem a bandeira olímpica representam, cada um deles, os cinco continentes do mundo. As cores azul, amarelo, preto, verde e vermelho são comuns nas bandeiras dos países que fazem parte do COI.

Tocha olímpica: a cada edição dos jogos, a tocha sai da Grécia e é transportada por diversos atletas até chegar à cerimônia de abertura. Acender a chama da tocha representa o início da celebração das Olimpíadas. O ato simboliza paz e amizade.

Mascote: a primeira mascote olímpica foi o cachorro Waldi, da raça Dachshund, nos jogos de Munique em 1972. As mascotes remetem aos sentidos de alegria e amizade, e são definidos de acordo com as características de cada país-sede.

Conclusão

Hoje o Canal Aberto Brasil trouxe para você um assunto super especial sobre os 5 países com mais medalhas olímpicas, além de várias curiosidades sobre as Olimpíadas.

Publicações recentes

Como os Seres Vivos se Adaptam ao Ambiente em Constante Mudança?

Desde o início da vida na Terra, os seres vivos têm enfrentado desafios ambientais em…

8 meses atrás

Desvendando os Mistérios do DNA

O DNA, ou ácido desoxirribonucleico, é uma molécula fascinante que serve como o bloco de…

8 meses atrás

Dominando Arte da Análise de Textos

Analisar textos é uma habilidade fundamental que nos permite compreender profundamente as mensagens e ideias…

8 meses atrás

Esse website usa cookies.