Categories: Notícias

As Músicas Mais Escutadas de 2022: Relembre Os Sucessos

“Canta, canta minha gente, deixa a tristeza para lá… Canta forte, canta alto, que a vida vai melhorar”! Que tal pegar carona nos versos de Martinho da Vila, seguir seu conselho e aproveitar para conhecer as músicas mais escutadas de 2022?

Se quem canta seus males espanta, talvez uma simpatia daquelas para começar o ano com boas energias seja dar “play” em algumas das músicas mais escutadas do ano que mal se despediu, e soltar de vez a sua voz!

Os pedidos nas rádios, visualizações e acessos no YouTube, downloads e plays nas plataformas digitais de músicas: todos esses são parâmetros certeiros sobre o que a galera tem consumido mais, em termos de clipes ou letras chiclete… aquele refrão que cola, sabe? Que não sai da cabeça o dia inteiro…

Roda um país inteiro, e mesmo o mundo, viraliza, explode e vira “hit” nas boates, nos bares, no som do carro, e na boca do povo! E não é raro ter várias de um mesmo artista fazendo sucesso num ano só.

Vambora ver?

As músicas mais escutadas e a química cerebral

Além de despertar sensações e emoções, as músicas são responsáveis por ativar diferentes áreas do cérebro, incluindo aquelas relativas à aprendizagem: prova disso, é que algumas dela ficam tão em evidência, que ganham versões especiais, com fórmulas e truques pré-vestibular.

Quando você ouve uma música que curte muito, seu cérebro secreta uma química interessante: é o neurotransmissor dopamina – responsável por prazer e motivação. Tem a ver inclusive, com alívio da dor e aumento da imunidade. Incrível, né?

A “reverberação de memória” é uma consequência disso, visto que o registro é tão marcante que a letra fica difícil de esquecer, e vem e volta à cabeça, do avesso ao direito. “Earworm” é quando trechos de música se repetem insistentemente na cabeça.

Para grudar tem que ser fácil de cantar: com notas mais longas e intervalos de tons menores! Combinação perfeita, receita infalível.

Vamos à lista?

As it was (com Harry Styles)

Foto: As it was (com Harry Styles)

Essa música fez tanto sucesso que há vídeos ensinando você a cantá-la direitinho, no bom e velho “embromashion”, mesmo sem saber falar inglês.

Segundo o vocalista da canção em entrevista, a voz infantil que aparece no início do clipe, é de sua afilhada, de 5 anos de idade, que tem o hábito de fazer ligações para ele, antes de dormir.

Para quem não conhece o cantor, ele assumiu a empreitada de uma carreira solo, a partir do grupo teen “One Direction”, que se tornou sucesso com um reality musical, o “The X Factor UK”, de 2010. O “hit” foi gravado para seu terceiro álbum de estúdio, “Harry’s House”

Envolver (com Anitta)

Foto: Envolver (com Anitta)

Lançada em 2022, “Envolver” ganhou o posto de uma das músicas mais escutadas do ano, e explodiu ao redor do mundo.

A coreografia pra lá de curiosa e sensual, viralizou e colaborou com o sucesso da canção, em cujo clipe, a cantora contracena e protagoniza cenas ousadas com o bailarino marroquino Ayoub Mutanda, de 27 anos.

No auge do seu sucesso, ela alcançou 829 mil reproduções e faz parte da consolidação e dos cuidados da “Garota do Rio” com sua carreira internacional, sem se distanciar das suas raízes brasileiras e das referências do berço latino-americano, que se espalharam a partir do reggaeton, e de sons como “Despacito”.

Acorda Pedrinho (por Jovem Dionísio)

Foto: Acorda Pedrinho (por Jovem Dionísio)

Acorda, menina!… que a soneca do Pedrinho virou até matéria no “Fantástico”. Eis o mistério: quem é o Pedrinho e por que tirar ele da soneca? Em 2022, uma das músicas mais escutadas do ano, teve a letra de música nacional mais buscada no Google.

Inevitavelmente, o refrão chiclete chamou atenção para o protagonista da música, e daí, a curiosidade chegou ao programa de horário nobre de Domingo, que enfim decifrou o mistério para o povo curioso e inventivo, que é o brasileiro:

Pedrinho é um frequentador do Bar do Dionísio, de Curitiba e que sempre dormia durante o campeonato de sinuca do bar, cujo dono serviu também de inspiração para o nome da banda. A febre da faixa, inclusive no TikTok, deu nome a álbum e turnê do grupo.

Também tem remix, se você quiser curtir.

Pipoco (part. Melody e DJ Chris No Beat)

Foto: Pipoco (part. Melody e DJ Chris No Beat)

Em julho de 2022, esse sucesso alcançou o primeiro lugar das músicas mais escutadas do Spotify Brasil. Com apenas 19 anos de idade, a mais nova musa do sertanejo, a “boiadeira”, como ficou conhecida no país, defende o que se chama de “agroplay”, que une sertanejo com eletrônico.

Em agosto de 2022, a canção atingiu a marca de número 1 nos vídeos mais assistidos do YouTube. Vai na linha de letras de empoderamento feminino. O visual de chapéu e bota mistura o “modão” com o funk. Além de interpretar, a moça também é compositora do viral.

Dengo (com João Gomes)

Foto: Dengo (com João Gomes)

Uma das músicas mais escutadas do ano de 2022 foi composta por Daniel Mendes e faz parte do álbum ‘Digo ou Não Digo’, e já ultrapassa 79 milhões de streams.

Em parceria com a cantora Maria Maud, João Gomes tem uma versão da canção para a personagem “Chiara”, da trama de horário nobre da globo, de autoria de Glória Perez, atualmente no ar, intitulada “Travessia”.

Jade Picon, camarote do BBB 22 faz par com Chay Suede, parte da nova geração de galãs do “plimplim”, que interpreta “Ari”. A “pegada de vaqueiro” conquistou o Brasil no ritmo do forró.

A composição é de Daniel Mendes, de Petrolina, em parceria com o baiano de Salvador, Diggo, sendo indicada numa das categorias dos “Melhores do Ano”, faturando o troféu, concorrendo com “Vermelho”, de Glória Groove e “Maldivas”, de Ludmilla

Tubarão Te Amo (por MC Ryan SP e Tchakabum)

Foto: Tubarão Te Amo (por MC Ryan SP e Tchakabum)

“Andou na prancha, cuidado! O tubarão vai te pegar…”: Quando uma novela de sucesso volta às telinhas, repaginada, isso é um remake. E no caso do ramo da música?

Quem viveu o auge do axé dos anos 2000, lembra desse refrão – Eis que em 2022 ele ressurge à lá TikTok numa pegada de funk eletrônico e das suas dancinhas.

É o momento em que as gerações se encontram, e a batalha das coreografias já está formada: E aí, nesse fervo, já sabe de que lado você está? Quem é da nostalgia, já tem a sua versão favorita e não desapega!

“Tubarão, te amo” também deu nome ao álbum onde está a faixa.

Qual dessas músicas é a sua predileta? Conta pra gente nos comentários!

Publicações recentes

Como os Seres Vivos se Adaptam ao Ambiente em Constante Mudança?

Desde o início da vida na Terra, os seres vivos têm enfrentado desafios ambientais em…

8 meses atrás

Desvendando os Mistérios do DNA

O DNA, ou ácido desoxirribonucleico, é uma molécula fascinante que serve como o bloco de…

8 meses atrás

Dominando Arte da Análise de Textos

Analisar textos é uma habilidade fundamental que nos permite compreender profundamente as mensagens e ideias…

8 meses atrás

Esse website usa cookies.