Conheça os dez melhores surfistas masculinos da atualidade, eles que se destacaram ou ainda se destacam na modalidade
O surf é um esporte feito, basicamente, para que o praticamente deslize sobre as ondas do mar com uma prancha que pode variar de tamanho e formato
Originário da Polinésia, o esporte que trabalha todos os músculos, tem como principal ideia de nascimento o uso feito por pescadores, que perceberam que ao usar uma tábua de madeira chegaria mais facilmente às margens do mar.
Logo depois, em 1778, a ideia foi levada pelo navegador inglês James Cook para a Europa como um esporte, que ganhou mais popularidade na década de 50, mais especificamente nos Estados Unidos, onde na Califórnia se tornou parte da cultura.
No Brasil, o esporte foi trazido na década de 60 por meio de alguns funcionários de companhias aéreas, que viram o esporte fora do país e trouxeram a ideia, que, logo, se espalhou.
Seu início em solo brasileiro começou pela praia de Santos, em São Paulo, se espalhando, logo depois, pelo Rio de Janeiro, até que depois, rapidamente, se espalhou por todo o litoral brasileiro.
Já na década de 70, iniciaram-se os campeonatos profissionais. No entanto, no Brasil, somente em 1987, o surf foi reconhecido, de fato, como um esporte.
Agora que sabe um pouco da história do surf no Brasil e no mundo, que tal conhecer os que são considerados como os melhores surfistas masculinos do mundo? Confira abaixo uma seleção feita com os 10 melhores atletas dessa modalidade de grande notoriedade no mundo
O primeiro lugar não poderia ser diferente, o que atualmente é considerado maior surfista da história tem nome e sobrenome: Kelly Slater.
O atleta da Flórida, nos EUA, que já foi campeão mundial 11 vezes (em 1992, 1994, 1995, 1996, 1997, 1998, 2005, 2006, 2008, 2010, 2011), começou sua carreira 1998, quando tinha seis anos de idade em um evento chamado Salick Brothers Surf Contest em que foi o campeão.
Outro que também é destaque em vitórias é Mark Richards, sendo o surfista é o que mais se aproxima de Kelly em títulos mundiais. Mark que faz parte do hall da fama desde 1984, foi tetracampeão em entre mundo 1979 e 1982.
Andy marcou a sua passagem no surf pelo seu estilo radical e, assim, conseguiu ser tricampeão mundial, pela sua grande performance em 2002, 2003, 2004.
Precocemente, Andy faleceu, em 2010, aos 32 anos, por um ataque cardíaco provocada pela mistura do uso de drogas e remédios, encerrando, assim, a sua carreira.
O primeiro surfista a ser tricampeão mundial também é destaque na lista. Tom Curren levou os títulos nas temporadas 1985/1986, 1986/1987 e venceu o Circuito Mundial em 1990.
Outro surfista a ter se tornado tricampeão é Mick Fanning. O australiano foi campeão em 2007, 2009, 2013 pelo seu excelente desempenho.
Um fato marcante que aconteceu na carreira de Mick foi ele ter sido atacado por um tubarão no Circuito Mundial em 2015. Felizmente, Mick não foi ferido.
Tom Carroll foi campeão nas temporadas 1983/1984 e 1984/1985, se tornando, assim, bicampeão.
Uma curiosidade sobre o australiano é que ele foi o primeiro “goofy” (surfista a usar o pé direito à frente) a ser campeão mundial.
Damien Hardmen, também conhecido apelido The Iceman (o homem de gelo, em português) foi bicampeão mundial, com títulos conquistados em 1987 e 1991.
O surfista que se aposentou em 2001, sempre ficou entre os quatro primeiros colocados entre 1987 e 1993, passando bastante tempo em destaque pelo seu desempenho
John John se tornou bicampeão em 2017, depois de ter ganhado o seu primeiro primeiro título no ano anterior, em 2016.
O surfista é considerado um dos maiores nomes da nova geração do surf mundial.
Referência brasileira no surf, o brasileiro Gabriel Medina se tornou campeão mundial pela primeira vez em 2014 quando tinha apenas vinte anos.
O surfista de São Sebastião, em São Paulo, ficou em terceiro lugar no mundial em 2016/2017 e garantiu o segundo lugar em 2017. Em 2018, Medina se tornou novamente campeão, se tornando bicampeão mundial.
Seguindo a lista de brasileiros, Adriano de souza, também conhecido Mineirinho, também é destaque quando o assunto é surf. O atleta brasileiro se tornou campeão mundial em 2015, superando concorrentes como Gabriel Medina e Mick Fanning.
Agora que você já viu quem são considerados os dez melhores surfistas masculinos de todos os tempos, que tal ver quem são consideradas as melhores surfistas femininas? Afinal, surf também é praticado por mulheres que são destaques, conhecidos mundialmente.
Confira a lista abaixo:
Essas são algumas das mulheres de destaque no mundo do surf.
Por aqui, vimos que um pouco dos que são considerados os melhores surfistas masculinos atualmente e como levou alguns anos que eles conseguissem conquistar os títulos que marcaram seus respectivos nomes no esporte.
Assim como qualquer outro esporte, o surf também tem regras e obrigações para que as competições aconteçam de maneira justa e honesta. Algumas práticas não são toleradas, como por exemplo, o doping.
Vimos também algumas surfistas que também se destacaram no esporte das águas, como também algumas curiosidades gerais sobre ele.
Por fim, caso tenha se interessado na prática do surf, busque sempre um profissional de saúde antes para uma avaliação, para ter a certeza de que está tudo bem para conseguir desempenhar bem o que o esporte exige.
Continue acompanhando informações, notícias e curiosidade sobre esportes aqui no Canal Aberto Brasil
Estudante de engenharia da computação que gosta muito de escrever por aí. Redator freelancer.
Desde o início da vida na Terra, os seres vivos têm enfrentado desafios ambientais em…
O DNA, ou ácido desoxirribonucleico, é uma molécula fascinante que serve como o bloco de…
Analisar textos é uma habilidade fundamental que nos permite compreender profundamente as mensagens e ideias…
Esse website usa cookies.