Conheça um pouco as melhores surfistas brasileiras da atualidade, elas que se destacaram ou ainda se destacam na modalidade.
O surf é um esporte feito em que o praticante desliza sobre as ondas do mar com uma prancha que pode variar de tamanho e formato
Originário da Polinésia, o esporte que trabalha todos os músculos, tem como principal ideia de nascimento, o uso feito por nadadores, que perceberam que ao usar uma tábua, chegariam mais rápidos ás margens do mar.
Logo depois, em 1778, a ideia foi levada pelo navegador inglês James Cook para a Europa como um esporte, que ganhou mais popularidade na década de 50 nos Estados Unidos, mais especificamente na Califórnia, onde se tornou parte da cultura.
No Brasil, o esporte foi trazido na década de 60, por meio de alguns funcionários de companhias aéreas, que viram o esporte fora do país e trouxeram a ideia que, logo, se espalhou.
Seu início em solo brasileiro começou na praia de Santos, em São Paulo, se espalhando, logo depois, pelo Rio de Janeiro, até que depois, rapidamente, o esporte se espalhou por todo o litoral brasileiro.
Já na década de 70, iniciaram-se os campeonatos profissionais. No entanto, no Brasil, somente em 1987, o surf foi reconhecido, de fato, como um esporte
Agora que você já sabe um pouco da história do surf no Brasil, que tal conhecer as que são consideradas as melhores surfistas brasileiras? Confira abaixo uma seleção feita com as 10 melhores atletas dessa modalidade de grande notoriedade no mundo
A surfista de Paracuru, no Ceará, é um destaque nacional, Silva é a única brasileira no ranking nacional da Liga Mundial de Surf (WSL). Vice campeã mundial duas vezes, em 2008 e 2009, a atleta já foi 8 vezes campeã nacional, sendo, assim, a maior.
Maya que começou seus treinos bem cedo, aos 14, também iniciou sua carreira também cedo, aos 15, bem sucedida nas disputas, a competidora hoje já é pentacampeã do Billagon XXL Global Big Waves Awards.
Filha do grande surfista Jorge Pacelli, Nicole Pacelli também é destaque pela sua desenvoltura sobre as águas.
A atleta que foi a primeira brasileira campeã de Stand Up Paddle, também é bicampeã brasileira de Stand Up Paddle.
Natural do Rio de Janeiro, Mariana também está na lista de melhores, a surfista coleciona vários títulos pelo seu desempenho nas ondas, alguns exemplos são: Título de Campeã Sul Americana, Vice Campeã Brasileira de Surf na Pororoca e Vice Campeã mundial ISA Games Junior no Equador
A atleta que já conseguiu o terceiro lugar no Campeonato Mundial de Longboard, em Furnas em 2015, também ficou em quinto no Swatch Girls Pro China, se mostrando um grande nome brasileiro do Surf.
Do Paraná, Bruna se destaca dentro do próprio Brasil pelos seus resultados em competições nacionais. A surfista profissional coleciona uma lista de títulos nacionais e já competiu por dois anos na elite da ASP.
A filha de uma brasileira e um pai inglês, Tatiana possui dupla nacionalidade, mas é representante do Brasil nas competições. Em 2019, a surfista competiu no mundial e garantiu o sexto lugar, além disso a atleta coleciona 11 títulos amadores.
A Catarinense Tainá Hinckel, é uma esperança no surf feminino para os próximo anos. A atleta, apesar de ainda não ter ganhado um Mundial, venceu seu primeiro campeonato WQS, na Ferrugem (praia de seu estado) e, hoje, é vice campeã regional do WSL.
Natural do Rio de Janeiro, Andrea é sinônimo de boa surfista. A atleta que é tricampeã nacional foi a primeira brasileira brasileira a ingressar no World Championship Tour (WCT).
A surfista brasileira de Fortaleza também é destaque nacional quando o assunto é surf. Vencedora das edições 2000, 2003, 2007 e 2008 do SuperSurf, Tita também venceu duas edições do WQS, divisão de acesso.
Integrante da elite de 1999 a 2005, Tita alcançou o quarto lugar em 2004 e quinto em 2005.
Agora que você já conhece um pouco sobre as melhores surfistas femininas do Brasil, que tal ver quem são quem considerados os melhores surfistas do Brasil? Confira a lista abaixo:
Confira melhor em: melhores surfistas brasileiros
Por aqui, vimos um bastante sobre as que são consideradas como as melhores surfistas brasileiras, alguns campeonatos que elas participaram e suas premiações. Lembrando que além delas, existem muitas outras surfistas talentosas.
Assim, como diversos outros esportes, o surf no Brasil e no mundo exige do atleta que pratica, o cumprimento de obrigações e regras, para que, assim, as disputas sempre aconteçam de maneira honesta com todos. Por isso, algumas práticas consideradas como trapaça, como o doping, não são permitidas.
A prática saudável de surf é uma ótima opção para quem deseja um estilo de vida dinâmico em que, além dos benefícios físicos, como o fortalecimento muscular, promove o contato com a natureza.
No entanto, é importante salientar que limites marinhos, previamente estabelecidos devem ser respeitados, para a própria saúde do indivíduo.
Com as devidos cuidados e orientações, o surf é uma ótima opção para pessoas de diferentes idades.
Lembre-se, caso tenha vontade de iniciar no surf, procure sempre antes um profissional da saúde para uma avaliação da sua saúde para ter certeza que está tudo bem para conseguir desempenhar bem o que o esporte exige.
Continue acompanhando informações, notícias e curiosidades sobre esportes aqui no Canal Aberto Brasil
Estudante de engenharia da computação que gosta muito de escrever por aí. Redator freelancer.
Desde o início da vida na Terra, os seres vivos têm enfrentado desafios ambientais em…
O DNA, ou ácido desoxirribonucleico, é uma molécula fascinante que serve como o bloco de…
Analisar textos é uma habilidade fundamental que nos permite compreender profundamente as mensagens e ideias…
Esse website usa cookies.