Quando pensamos em basquete, alguns nomes dos melhores jogadores de basquete masculinos já vêm na mente, como Michael Jordan e LeBron James. Mas sabia que existem mulheres com recordes tão incríveis quanto o deles nas quadras?
Para que você fique por dentro de todas as jogadoras de basquete, lendas nesse esporte, nós preparamos um TOP 5 com as melhores jogadoras de basquete do mundo.
Então leia até o final e confira os detalhes sobre a carreira de cada uma delas.
Nossa seleção foi elaborada levando em conta as jogadoras de maior sucesso e número de recordes e títulos da WNBA (Women’s National Basketball Association), que é a liga de basquetebol feminino profissional do Estados Unidos e a maior do mundo.
Confira, a seguir, a nossa seleção com as melhores jogadoras de basquete do mundo:
A primeira selecionada do nosso TOP 5 das melhores jogadoras de basquete do mundo é a Lisa Leslie.
A basquetebolista americana jogou no Los Angeles Sparks na posição de pivô. Ela é detentora de 4 ouros olímpicos e foi considerada a MVP da WNBA em três anos.
Mesmo tendo se aposentado há mais de 10 anos, Leslie ainda conta com uma longa lista de recordes que ainda estão em aberto para as novas gerações quebrarem, como de bloqueios, pontos e rebotes.
Além disso, Lisa Leslie foi a primeira jogadora da liga americana a enterrar. Incrível, não é mesmo?
E por falar em jogadoras de basquete com carreiras invejáveis, não poderíamos deixar Diana Taurasi fora do páreo.
A armadora americana passou por diversos times durante sua trajetória no basquete: Phoenix Mercury, Spartak Moscow, Dynamo Moscow, Ekaterinburg, Fenerbahçe Istanbul e Galatasaray Medical Park.
Ela ainda está na ativa jogando como ala pelo Phoenix Mercury e acumula uma quantidade assustadora de títulos. Taurasi ganhou 1 MVP, 3 títulos da liga, 3 mundiais, 4 ouros pela seleção e foi 5 vezes cestinha. Isso para citar apenas algumas das suas conquistas.
A jogadora também possui o recorde de maior pontuadora da liga, com uma média por jogo de 19.6 pontos.
Seguindo a nossa lista das melhores jogadoras de basquete do mundo, temos a famosa ala do Minnesota Lynx: Maya Moore.
Moore já foi tricampeã da WNBA e também foi eleita MVP duas vezes. A jogadora americana ainda conta com dois ouros olímpicos e um mundial na sua conta.
No momento, Moore está passando por uma pausa na sua carreira. Mas de uma coisa temos certeza: ela ainda pode fazer um retorno triunfante e ganhar muitos mais títulos.
Outra jogadora que não poderia ficar de fora da nossa seleção é a Tamika Catchings. A americana jogou 15 temporadas pelo Indiana Fever e é uma excelente marcadora.
Catchings conquistou nada mais, nada menos do que 2 mundiais, 4 olimpíadas e 1 campeonato da liga. Além disso, foi eleita 5 vezes a melhor defensora da liga.
Outro recorde de Tamika também muito impressionante é que ela foi a única jogadora a conseguir realizar 1.000 roubos de bola. Incrível, não é mesmo?
Atualmente com 43 anos, Tamika Catchings já se aposentou das quadras. No entanto, não abandonou o basquetebol, atuando como executiva da WNBA.
E para finalizar o nosso TOP 5 das melhores jogadoras de basquete do mundo com chave de ouro, trouxemos uma opção não-estadunidense: Lauren Jackson.
A australiana é considerada uma das estrangeiras mais bem-sucedidas que já jogou na WNBA. Não é à toa que ela possui 3 títulos de MVP, 2 prêmios da liga norte-americana, ganhou 1 mundial pela Austrália e foi cestinha 3 vezes.
Lauren Jackson se aposentou jogando pelo Seattle Storm na posição de ala-pivô.
Levando apenas em consideração apenas a WNBA, que é simplesmente a maior liga de basquete do mundo, existem três times que se destacam mais: Minnesota Lynx, Houston Comets e Seattle Storm.
Cada um deles possui 4 títulos. No entanto, o time Houston Comets foi dissolvido há quase 15 anos, o que o deixa fora do páreo daqui para frente. Atrás desses três times, estão Detroit Shock, Los Angeles Sparks e Phoenix Mercury com 3 títulos.
No entanto, pode ser que daqui alguns anos ocorra uma mudança nesse cenário. Afinal, as duas últimas temporadas foram ganhas por times que nunca haviam realizado esse feito antes: Chicago Sky e Las Vegas Aces.
Agora, se você for analisar as seleções para os mundiais, por exemplo, existem dois países que se sobrepõem aos outros: Estados Unidos e Rússia.
Como você viu hoje, existem jogadoras com carreiras invejáveis que já marcaram a história da WNBA, facilmente igualável aos grandes nomes do basquete masculino.
Apesar da maioria estar aposentada, algumas ainda estão nas quadras entregando uma excelente performance.
E aí, o que você achou do nosso TOP 5 das melhores jogadoras de basquete do mundo? Tinha alguma que você ainda não conhecia? Conte para a gente nos comentários, vamos adorar saber a sua opinião.
Nascida em Florianópolis e apaixonada por literatura e pelo mundo da escrita. Sou formada em Letras – Língua Portuguesa e Literaturas pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente, trabalho como redatora freelancer.
Desde o início da vida na Terra, os seres vivos têm enfrentado desafios ambientais em…
O DNA, ou ácido desoxirribonucleico, é uma molécula fascinante que serve como o bloco de…
Analisar textos é uma habilidade fundamental que nos permite compreender profundamente as mensagens e ideias…
Esse website usa cookies.