A medalha olímpica é o sonho de qualquer atleta de alto rendimento. Alguns atletas disputam várias edições dos Jogos Olímpicos e nem sempre conseguem ganhar uma medalha.
Em compensação, outros participam das edições e quase sempre saem com uma medalha conquistada. Você já parou para pensar nos 10 maiores medalhistas olímpicos?
Temos um grande destaque com 28 medalhas, que é o americano Michael Phelps, dessas 28, ele possui 23 de ouro! Ele é o nadador com mais premiações em todo esporte olímpico. É um atleta bastante dedicado e reconhecido.
O número de conquistas passa também pela política mundial. A Guerra Fria entre Estados Unidos e União Soviética também está presente no esporte.
Três décadas depois da dissolução, os atletas que pertenciam à União as Repúblicas Socialistas Soviéticas continuam figurando entre os maiores campeões olímpicos.
Dentre os 10 melhores medalhistas olímpicos, 3 deles competiram pela URSS. O ranking até que é bastante variado, contendo Estados Unidos com 3 atletas, Rússia com um e ainda possui competidores da Itália, Japão e Finlândia.
O medalhista Michael Phelps era um nadador sem igual e se distanciava com bastante facilidade dos adversários, no ranking não é diferente.
Ele é o primeiro dos 10 maiores medalhistas olímpicos com 28 medalhas. A segunda colocada, Larisa Latynina, possui 10 medalhas a menos do que o primeiro colocado. É uma diferença impressionante!
Vamos conhecer a lista com os 10 maiores medalhistas olímpicos?
Esse é um medalhista totalmente diferenciado. O nadador americano possui 28 medalhas conquistadas em Olimpíadas, sendo que 23 delas são de ouro. Mesmo se ele não tivesse conquistado 3 de prata e 2 de bronze, ainda seria o primeiro dentre os 10 maiores medalhistas olímpicos.
O atleta nasceu em Baltimore, nos Estados Unidos e disputou cinco edições dos Jogos Olímpicos. A primeira foi em Sidney, em 2000, ainda aos 15 anos de idade. Passou por Atenas 2004, Pequim 2008, Londres 2012, até chegar ao Rio de Janeiro em 2016. Phelps tem 36 anos e anunciou aposentadoria.
A segunda dentre os 10 melhores medalhistas Olímpicos é a Larisa Latynina, que conquisto incríveis 18 medalhas.
Larisa nasceu na Ucrânia e teve sua primeira estreia em Jogos Olímpicos aos 21 anos, em 1956. A ginasta já disputou três Olimpíadas entre 1956 e 1964. Nessas edições, conquistou 9 medalhas de ouro, cinco de prata e quatro de bronze. No total, a representante da antiga União Soviética tem 18 medalhas conquistadas em Jogos Olímpicos.
O terceiro dentre os 10 maiores medalhistas olímpicos é o Nikolai Andrianov com 15 medalhas.
Nikolai Andrianov também era um representante da ginástica soviética em Jogos Olímpicos. Ele participou de apenas 3 Olimpíadas, subindo 15 vezes ao pódio. Ele possui 7 medalhas de ouro, cinco de prata e 3 de bronze.
E mesmo após 40 anos de sua última participação, ele ainda é o recordista masculino de medalhas na ginástica.
Em quarto lugar na lista de 10 maiores medalhistas olímpicos, temos Edoardo Mangiarotti com 13 medalhas.
O italiano Edoardo Mangiarotti é o maior medalhista do país. Ele nasceu em Milão, em 1919. O atleta de esgrima disputou cinco edições de Jogos Olímpicos. Entre 1936 e 1690, o italiano conquistou 13 medalhas, sendo 6 de ouro, 5 de prata e 2 de bronze.
Em quinto lugar, temos Takashi Ono como um dos 10 maiores medalhistas olímpicos, com 13 medalhas.
É incrível ver que 3 dos 5 maiores medalhistas da história, são da ginástica artística! No 5º lugar dessa lista, temos o japonês Takashi Ono, que disputou 4 edições dos Jogos Olímpicos, e conquistou 13 medalhas, sendo 5 de ouro, 4 de prata e 4 de bronze. A última participação de Ono foi nas Olimpíadas de 1964, no Japão, país onde nasceu.
Em sexto lugar na lista de 10 maiores medalhistas olímpicos, temos o Boris Shaklin com 13 medalhas.
De novo na ginástica artística, temos Boris Shakhlin, representando a União Soviética, conquistando 13 medalhas. Entre os anos de 1956 e 164, foram 7 medalhas de ouro, 4 de prata e 2 de bronze.
Em sétimo lugar na lista de maiores medalhistas olímpicos, temos Paavo Nurmi com 12 medalhas.
O sétimo maior medalhista olímpico nasceu na Finlândia. Paavo Nurmi, do atletismo, precisou de três Olimpíadas para conquistar nove medalhas de ouro. São 12 no total, sendo três de prata. Ele estreou nos Jogos em 1920.
Alexei Nemov é o oitavo na lista de maiores medalhistas olímpicos.
Atleta russo da ginástica artística, Alexei Nemov tem quatro medalhas de ouro, duas de prata e seis de bronze. São doze conquistas no total. Nemov competiu em Atlanta 1996, Sidney 2000 e Atenas 2004.
Em nono na lista de maiores medalhistas olímpicos, temos Dara Torres com 12 medalhas.
Dara Torres é a segunda nadadora dentre os três atletas dos Estados Unidos no ranking de 10 maiores medalhistas olímpicos. Ela conquistou doze medalhas em cinco edições dos Jogos, entre 1984 e 2008. São quatro de ouro, quatro de prata e quatro de bronze.
Natalie Coughlin é o décimo na lista de maiores medalhistas olímpicos.
Todos os atletas americanos entre os maiores medalhistas olímpicos são da natação. Natalie Coughlin conquistou doze medalhas: três de ouro, quatro de prata e cinco de bronze, entre os Jogos de Atenas 2004 e Londres 2012.
O Brasil não possui atletas dentre os 10 maiores medalhistas olímpicos e nem dentre os 100 maiores. Os velejadores Robert Scheidt e Torben Grael são os brasileiros com mais medalhas conquistadas; cada um conquistou cinco.
O Brasil ocupa a posição de número 29 no ranking de países com mais medalhas. São 129 conquistas ao longo da história olímpica. Estados Unidos lideram contagem, com mais de 2.500 medalhas.
Hoje, o Canal Aberto Brasil trouxe um texto de curiosidade, com os 10 maiores medalhistas olímpicos! Triste saber que o Brasil não está no ranking né? Mas, a gente continua tentando!
Esperamos que goste do nosso conteúdo!
Sou formada em Direito e em Letras – Português e Inglês.
Gosto de escrever sobre os mais diversos temas, sou bastante comunicativa e detalhista e trabalho como redatora freelancer!
Desde o início da vida na Terra, os seres vivos têm enfrentado desafios ambientais em…
O DNA, ou ácido desoxirribonucleico, é uma molécula fascinante que serve como o bloco de…
Analisar textos é uma habilidade fundamental que nos permite compreender profundamente as mensagens e ideias…
Esse website usa cookies.