As maiores bandas de todos os tempos impressionam em número de vendas de disco, de público em shows, composições e trabalhos autorais.
Enfim, uma série de fatores faz de algumas delas, tão grande sucesso. Em geral, as bandas se formam entre amigos, colegas ou familiares que têm algum ponto de sua história em comum, e se juntam para fazer música – escrever e/ou tocar.
É curioso, em geral, ver o seu início: pensar que as maiores bandas de todos os tempos começaram tocando para plateias tão pequenas, em espaços simples, e às vezes, com cachês que pagavam apenas o lanche pós-show.
Isso só prova que se trabalha muito até lá – porque o sucesso é o caminho, e não o dia do auge – às vezes, é preciso estar no lugar certo, na hora certa, para ver a oportunidade chegar.
É impossível falar em maiores bandas de todos os tempos, sem falar em rock. Ele revolucionou o mundo da música e toda a sociedade.
Surgiu nos Estados Unidos, durante a segunda metade do século XX, entre as décadas de 70 e 80. Com influência da música negra, se caracterizou como som e movimento contracultural.
Influenciando linguagem, moda e até estilo de vida, no melhor estilo “faça mor, não faça guerra”, por mais liberdade sexual. Os anos 80, aqui no Brasil, também foram marcados pela redemocratização do país, e pela saída de um período social e histórico de grande repressão.
A guitarra como instrumento, dando o tom de uma rebeldia, também tem influência das transformações do período. Rock and roll veio da expressão “rocking and rolling”, que quer dizer “balançar e rolar”.
As suas principais influências são: Blues, Boogie-woogie, Country, Folk, Gospel e ritmos africanos.
Sem mais suspense, vamos conhecer as estrelas da lista:
A primeira, e com certeza maior banda de todos os tempos são os Beatles – Besouros, em tradução para o português.
Diretamente de Liverpool, na Inglaterra, a banda formada em 1960 por 4 garotos e sua franjinha virou febre no mundo, e atravessou gerações, influenciando o mundo musical até hoje.
John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr são os integrantes que viraram sucesso entre as meninas, e seguem imitados por covers, fãs e admiradores, mesmo após o fim do trabalho do grupo.
O título da banda foi inspirado na banda The Crickets (“Os Grilos”). Com relação aos números e às vendas, são mais de 183 milhões de unidades nos Estados Unidos e 800 milhões de unidades em todo o mundo. Algumas curiosidades sobre a banda se multiplicam por toda a web.
A segunda entre as maiores bandas de todos os tempos também é inglesa – em Londres – de 1962. Ao lado dos Beatles, são considerados a banda mais importante da chamada Invasão Britânica ocorrida no século XX. A banda chegou a marca de 250 milhões milhões de discos.
O símbolo da banda foi a língua de Kali, simbolizando protesto, como uma criança que se manifesta dando a língua para você.
O primeiro show dos Rolling Stones no Brasil aconteceu no Estádio do Pacaembu, em São Paulo, na noite chuvosa de 27 de janeiro de 1995. Foi o primeiro de três shows em São Paulo e dois no Rio, no Maracanã.
“Moves like Jagger” – sucesso na voz de Adam Levine e dos “Maroon 5” faz referência a um dos nomes mais famosos entre os Rolling Stones, o Mick Jagger, que teve um filho com a modelo e apresentadora brasileira, Luciana Gimenez.
Mais uma banda britânica dominando as paradas entre as maiores bandas de todos os tempos! Pelo visto não tem para ninguém, e nós devemos reverência aos roqueiros da terra da rainha! Justamente por essa origem nobre, o nome do Pink Floyd seria traduzido como o Jogo de Chá.
Os quinze discos de estúdio do Pink Floyd venderam 169.600.000 cópias no mundo, o que equivale a uma média de 11,3 mil por disco. “Echoes” (canção da banda) tem 23 minutos e 35 segundos, sendo a maior faixa da banda, famosa por suas produções longas.
O nome Pink Floyd surgiu quando Syd Barrett teve a ideia de misturar os nomes de Pink Anderson e Floyd Council, violonistas de blues bastante conhecidos na costa leste americana.
A penúltima das maiores bandas de todos os tempos é britânica também, e surgiu no ano de 1968. No dia 7 de Julho de 1980 o icônico Led Zeppelin subiu ao palco em Berlim, na Alemanha, para realizar o que viria a ser sua última performance.
Seus integrantes, Jimmy Page, Robert Plant, John Bonham e John Paul Jones, viveram intensamente a época de auge do rock. Uma das músicas de maior influência no rock, Stairway to Heaven foi considerada a 3ª melhor música entre as 100 Melhores Canções de Rock.
“Zeppelin de chumbo” é a tradução para o português e os nove discos de estúdio da banda venderam 141.500.000 cópias no mundo (média: 15,7 mil por disco),
O grupo é composto por Bono, The Edge, Adam Clayton e Larry Mullen Jr. A última da lista de maiores bandas de todos os tempos. Essa aqui foge da sequência de bandas britânicas, vindo da Irlanda. Bono declarou certa vez que o nome vem da ideia de interatividade com o publico, “You Too” (Você Também).
É um trocadilho entre um modelo de avião usado pelos americanos na Segunda Guerra Mundial e a expressão supracitada.
Existe um livro da banda e se chama: U2 by U2 ,que traz as histórias dos integrantes e da banda irlandesa, além de fotos e um pôster. Existem duas edições do produto: uma normal e outra de luxo, numerada, e ambas chegam ao Brasil, em Freebook.
São 436 canções, das quais 171 estão apenas disponíveis nos sete álbuns de estúdio lançados pela banda.
E aí? “é ou não é dia de rock, bebê?”
Acompanhe o Canal Aberto para saber mais!
Mulher com deficiência física, baiana, 26 anos de idade e bacharela em Psicologia, com ênfase em educação.
Pós-graduanda em Psicologia Social, Psicóloga clínica, palestrante e poetisa, nas horas vagas, Acredito na escrita enquanto forma poderosa e potente de se mostrar ao mundo. Trabalho como redatora freelancer.
Desde o início da vida na Terra, os seres vivos têm enfrentado desafios ambientais em…
O DNA, ou ácido desoxirribonucleico, é uma molécula fascinante que serve como o bloco de…
Analisar textos é uma habilidade fundamental que nos permite compreender profundamente as mensagens e ideias…
Esse website usa cookies.