Os esportes têm grande importância na vida humana, porque além de trazerem significativos momentos de lazer e entretenimento para as pessoas, proporcionam melhora na saúde física e mental. Nesse sentido, os jogos Pan-Americanos possuem uma relevante participação.
Um dos momentos da vida humana que o instinto de competição é aflorado é durante as disputas em jogos e campeonatos. Nessas situações, o instinto competitivo pode ser benéfico, por vários motivos como:
– Desenvolver novas capacidades: inevitavelmente, há a necessidade de tomar decisões rápidas e trabalhar sobre pressão, a fim de se tornar o campeão.
– Superação de limites: durante competições, é imprescindível que o competidor aprenda a superar seus limites e consiga dar o melhor de si em uma nova partida, para que, assim, a almejada vitória seja alcançada.
– Aprender novas lições: nem só de vitórias vive o homem, por isso, a competição em um jogo pode ensinar a lidar com a derrota de maneira mais descontraída.
Nesse contexto competitivo, os jogos Pan-Americanos se destacam, porque além de reunirem todos esses fatores, reúnem atletas das Américas para disputarem diversos esportes.
Confira abaixo tudo sobre esse mega evento!
Os jogos Pan-Americanos são um evento multi-esportivo que reúne atletas de países da América do Norte, do Sul e Central. O evento acontece a cada quatro anos.
Em 1932, os representantes esportivos de diferentes países tiveram a ideia de criar uma competição que envolvesse todos os países do continente americano.
Com isso, em 1940, foi realizado o I Congresso Esportivo Pan-Americano em Buenos Aires, na Argentina, para alinhar como tal competição aconteceria.
A ideia inicial era que o evento acontecesse em 1942, porém precisou ser cancelada, devidos aos conflitos da Segunda Guerra Mundial.
Dessa forma, depois de tudo certo, em 1951, foi realizada a primeira edição dos jogos em Buenos Aires, na Argentina, essa que foi escolhida por diversos fatores como: localização geográfica e sua forte tradição esportiva na época.
Não é tão simples. Para ser escolhido como país sede dos jogos, primeiramente, é necessário que o país interessado entre em um processo de candidatura e seleção, conduzido pela Organização Desportiva Pan-Americana (ODEPA), que é a organização que fica responsável pela organização dos jogos.
A ODEPA é responsável por enviar o convite a todos os Comitês Olímpicos Nacionais das Américas para eles apresentarem suas propostas de candidatura. Já os comitês interessados, devem enviar informações sobre instalações esportivas, segurança e outras questões relevantes para a realização dos jogos.
Após avaliação das candidaturas, a ODEPA seleciona uma lista de cidades finalistas para uma visita, a fim de avaliar todas as questões de instalações esportivas e de infraestrutura de cada cidade.
Depois dessa fase, um relatório técnico é gerado com uma recomendação de sede para seu próprio Comitê Executivo.
Por fim, o Comitê Executivo da ODEPA vota e escolhe a cidade dos jogos Pan-Americanos, levando em consideração vários fatores, como: capacidade de acomodação, segurança e qualidade das instalações esportivas.
Como a participação nos jogos Pan-Americanos é voluntária, não há uma obrigatoriedade de que todos os países dos continentes americanos participem, por isso, a quantidade de países participantes pode variar a cada edição do evento.
Para a participação, é necessário que o país cumpra os regulamentos e requisitos do evento, como: seguir as regras do contrato e enviar uma delegação e atletas qualificados.
Normalmente, a maioria dos países participa regularmente, alguns exemplos são: Brasil, os Estados Unidos e México.
Jogos Pan-Americanos no Brasil
Até o início de 2023, foram realizadas 18 edições dos jogos Pan-Americanos e duas delas foram no Brasil, a primeira, em São Paulo, em 1963, a segunda, no Rio de Janeiro, em 2007.
A quantidade de esportes que faz parte do evento pode variar a cada edição, mas, inevitavelmente, todas as vezes, variados esportes são reunidos, alguns exemplos são: tênis, boliche e ginástica.
O Comitê Olímpico Internacional, entende como esporte todo aquele que possui um federação e que dentro dele haja modalidades, a exemplo da ginástica, ela é um esporte da Federação Nacional de Ginástica (FIG), que possui as modalidades artística, rítmica e trampolim.
A tocha é um dos símbolos dos jogos Pan-Americanos.
Tradicionalmente, ela é acendida cem dias antes pela luz solar em Olímpio, na Grécia, e é passada, normalmente, de mão em mão por personalidades e atletas até o país sede do evento, quando então seu fogo é passado para uma pira na abertura dos jogos.
No Brasil, em 1963, houve uma exceção no acendimento da tocha: ela foi acesa pelos índios Carajás, em Brasília.
Outro elemento importante que surgiu em 1979 é a mascote. Ela varia a cada edição, já que representa características culturais do país sede dos jogos. No Brasil, em 2007, por exemplo, o escolhido foi um sol, caracterizando parte da história do Rio de Janeiro. O nome escolhido por votação popular foi Cauê.
No ranking geral, até a edição de 2019, os Estados Unidos, se consagraram como o país a obter maior número de medalhas de seus atletas. Foram 4.719, entre medalhas de ouro, prata e bronze. O Brasil fica em quarto, com 1377.
Em posição de destaque está Thiago Pereira, um nadador profissional, que em quatro edições dos jogos Pan-Americanos entre 2003 e 2015, conseguiu nada mais, nada menos que 23 medalhas, sendo 15, de ouro, se tornando, assim, o atleta mais premiado da história do evento.
Outro que conseguiu um feito incrível foi o também nadador Gustavo Borges, que entre 1991 e 2003, conseguiu 19 medalhas, sendo 8 de ouro.
Do lado sombrio das competições está o doping, que é o uso de drogas que tem como objetivo melhorar a performance do atleta, porém seu uso é proibido.
Na edição de 2015, por exemplo, a halterofilista mexicana Cinthya Dominguez Lara, foi excluída da competição, após um teste acusar positivo por uso de Oxandrolona (anabolizante).
Hoje você viu muita coisa interessante sobre essa mega evento das Américas e como o esporte está totalmente ligado a ele. Por isso, te convido a conhecer um pouco mais sobre um grande esporte de destaque mundial o tênis e seus grandes jogadores, como também os melhores jogadores de vôlei.
Estudante de engenharia da computação que gosta muito de escrever por aí. Redator freelancer.
Desde o início da vida na Terra, os seres vivos têm enfrentado desafios ambientais em…
O DNA, ou ácido desoxirribonucleico, é uma molécula fascinante que serve como o bloco de…
Analisar textos é uma habilidade fundamental que nos permite compreender profundamente as mensagens e ideias…
Esse website usa cookies.