A Copa Libertadores é uma competição que faz o coração do torcedor brasileiro bater bem mais rápido e deixa as emoções a flor da pele, assim como esse esporte tão amado.
As equipes lutam por mais uma conquista ou para finalmente conseguir ter o seu nome na galeria de troféus, pois todos querem ver seu clube com essa conquista.
O Flamengo conquistou a edição de 2022. Mas você sabe quais são os 5 maiores campeões da Libertadores?
O Flamengo conquistou o terceiro título de sua história ao vencer o Atlético-PR na final disputada no Equador. O Rubro-Negro ainda não entra para a lista de 5 times que mais ganharam a Libertadores, mas coloca um pezinho nessa lista tão desejada.
O Independiente da Argentina é o primeiro da lista de 5 times que mais ganharam a Libertadores com os seus incríveis 7 títulos.
O time argentino levou a taça nos anos de 1964, 1965, 1972, 1973, 1974, 1975 e 1984. O clube garantiu a hegemonia no futebol sul-americano entre os anos 60 e 70, quando venceu duas e quatro seguidas respectivamente.
Em segundo lugar na lista de 5 times que mais ganharam a Libertadores e próximo do líder no ranking vem o Boca Juniors, também da Argentina, com 6 taças nos anos de 1977, 1978, 2000, 2001, 2003 e 2007.
Ao todo, 25 times já levantaram o troféu mais valioso do futebol na América do Sul. Entre os brasileiros, São Paulo, Grêmio, Santos e Palmeiras foram as que mais venceram.
Confira a lista completa dos 5 times que mais ganharam a Libertadores a seguir.
O campeonato da Libertadores foi conquistado por 25 diferentes clubes, dos quais 15 já ganharam o título mais de uma vez. O Independiente da Argentina ainda é o maior campeão, sendo conhecido pelo nome de “Rey de Copas” por conta de todas essas conquistas da Libertadores, mesmo que o último campeonato tenha sido conquistado em 1984.
Boca Juniors (6), Peñarol (5), River Plate (4) e Estudiantes (4) fecham o top cinco. Quatro das seis conquistas dos xeneizes, inclusive, vieram neste século. Já os “Millonarios” conquistaram dois de seus quatro títulos nas últimas cinco edições.
A Argentina é o país que mais levantou a taça da Libertadores, com incríveis 25 conquistas, complementando a hegemonia dos hermanos na história do futebol sul-americano.
Os times que venceram a competição até 2022 são: Independiente, Boca Juniors, River Plate, Estudiantes, San Lorenzo, Argentinos Juniors, Racing e Vélez.
O Brasil vem em segundo lugar com 21 títulos, mas com dez times na contagem: São Paulo, Santos, Grêmio, Palmeiras, Flamengo, Cruzeiro, Internacional, Vasco, Atlético Mineiro e Corinthians.
Neste século, entretanto, os brasileiros tomam conta da liderança com nove títulos garantidos contra sete das terras argentinas.
Os países de Peru, Venezuela e Bolívia não entram na lista porque suas equipes nunca levantaram a taça de campeão da Libertadores.
Pelo Brasil, os maiores campeões brasileiros são: São Paulo, Grêmio, Santos e Palmeiras, empatados com três títulos cada.
O Santos foi o primeiro brasileiro a trazer a taça Libertadores para o Brasil, em 1962, sob o comando de Pelé. O clube conseguiu ainda uma vitória em 1963 com o maior jogador de todos os tempos em campo, já em 2011 conquistou com Neymar em seu time.
O São Paulo garantiu a hegemonia em 1992, 1993 e depois em 2005. O Grêmio, por outro lado, levantou a taça prateada em 1983, 1995 e 2017.
O Palmeiras, por fim, chegou a vencer duas vezes em um mesmo ano a Libertadores em 2021. O alviverde tornou-se vencedor em 1999, 2020 e 2021, já que a final da edição de 2020 teve de ser adiada para o começo do ano seguinte por conta da pandemia do Covid-19.
O primeiro clube que conquistou a Libertadores foi o Peñarol, não à toa é um dos 5 times que mais ganharam a Libertadores. A Competição nasceu em 1960, sob o comando da Conmebol.
Naquele ano, somente um clube de cada país participava do torneio. O Peñarol, dessa maneira, representou o Uruguai, já que obteve a melhor campanha no Campeonato Uruguaio. Somente a partir de 1970 é que a possibilidade se expandiu no território.
Disputaram Bahia, Peñarol, San Lorenzo, Jorge Wilstermann, Universidad de Chile, Olimpia e Millionarios. Na fase de grupos, os uruguaios venceram o Jorge Wilstermann, e depois o San Lorenzo na semifinal.
Classificado para a final, enfrentou o Olimpia, do Paraguai, em dois jogos. O primeiro venceu por 1 x 0, enquanto o segundo terminou empatado em 1 x 1, dando a vitória para os uruguaios.
O nome é uma homenagem aos grandes líderes das missões de independência dos países da América do Sul, como por exemplo Simon Bolívar, Bernardo O’Higgins, José Artigas, José Joaquín de Olmedo, Manuel Belgrano e Dom Pedro I, entre outros, os “libertadores” que resistiram ao domínio europeu no continente.
O Grêmio, de Fernandinho, Arthur e Luan, superou o Lanús (ARG) na final de 2017 e conquistou o título, que fez Renato Portaluppi, também conhecido por Renato Gaúcho, se tornar o primeiro brasileiro a conquistar a Libertadores como jogador e treinador por um mesmo clube do país.
O Canal Aberto Brasil trouxe para você hoje os 5 times que mais ganharam a Libertadores, junto com curiosidades sobre a competição!
Sou formada em Direito e em Letras – Português e Inglês.
Gosto de escrever sobre os mais diversos temas, sou bastante comunicativa e detalhista e trabalho como redatora freelancer!
Desde o início da vida na Terra, os seres vivos têm enfrentado desafios ambientais em…
O DNA, ou ácido desoxirribonucleico, é uma molécula fascinante que serve como o bloco de…
Analisar textos é uma habilidade fundamental que nos permite compreender profundamente as mensagens e ideias…
Esse website usa cookies.