Bem-vindo ao Conhecimentos Gerais, um site dedicado a oferecer informações e conhecimentos sobre uma variedade de matérias, incluindo português, matemática, ciências, geografia e muito mais.

Melhores Ginastas Olímpicas do Mundo: TOP 5!

Se existe um esporte capaz de encantar o público mais do que qualquer outro, ele é, com toda certeza, a ginástica olímpica

Com movimentos difíceis e precisos, os atletas precisam de uma coordenação e mobilidade de outro mundo!

Ao longo da história, diversas mulheres se destacaram nesse meio e pode ser que você não tenha conhecido ou até mesmo não se lembre de alguns deles. Pensando nisso, preparamos um TOP 5 com as melhores ginastas olímpicas do mundo. 

Então leia até o final para conhecer os grandes nomes femininos que brilharam nesse esporte!

TOP 5: Melhores Ginastas Olímpicas do Mundo

Confira a seguir o nosso TOP 5 das melhores ginastas olímpicas do mundo. Todas as atletas selecionadas já ganharam diversas medalhas e bateram muitos recordes com suas apresentações em Mundiais.

Simone Biles
Foto: Simone Biles – UOL

Simone Biles

E é claro que a nossa lista das melhores ginastas olímpicas do mundo não poderia começar de outra forma que não fosse com a Simone Biles

A ginasta americana possui 25 anos de idade e é considerada a maior ginasta que já existiu

Ela entrou para os holofotes em 2013, quando ainda tinha 16 anos e ganhou 2 medalhas de ouro. Depois disso, ninguém mais conseguiu segurar ela e, hoje, Biles já acumula surpreendentes 25 medalhas, sendo 19 delas de ouro!

Simone conta com apenas 1,42m de altura e suas especialidades são o solo, cavalo com alça, trave de equilíbrio e, claro, o individual geral.

Larisa Latynina

Antes de ser passada por Simone Biles, Larissa Latynina era a maior ginasta olímpica da história. A ginasta russa disputava na categoria solo e individual geral.

Ela começou as disputas em nível mundial com 21 anos de idade no ano de 1956.

A ex-ginasta já foi detentora de muitos recordes, entre eles o de única atleta de qualquer esporte a conquistar mais medalhas olímpicas (18 no total). No entanto, perdeu o título para Michael Phelps.

Com essa carreira incrível, é claro que ela não ficaria de fora do nosso TOP 5 das melhores ginastas olímpicas do mundo.

Nadia Comaneci
Foto: Nadia Comăneci – Wikipédia

Nadia Comăneci

Outro nome muito famoso no meio da ginástica olímpica é o de Nadia Comăneci. Acredite, ou não, ela começou a participar das Olimpíadas em 1976 com apenas 14 anos de idade. Incrível, não é mesmo?

Veja também:  Olimpíadas: Desvendando os Segredos de Como Funcionam

Um marco muito importante da sua carreira foi que Nadia recebeu a primeira nota 10 da história do esporte.

A ginasta romena disputou 2 Olimpíadas e suas especialidades eram a trave de equilíbrio, barras assimétricas e individual geral. 

Ela foi uma das grandes responsáveis por tornar a ginástica olímpica mais difundida pelo mundo nos anos 70 e 80.

Věra Čáslavská

A próxima colocada do nosso TOP 5 das melhores ginastas olímpicas do mundo vem diretamente da Tchecoslováquia e atuou entre os anos de 1958 e 1968. Estamos falando da Věra Čáslavská!

Ela é a ginasta tcheca mais condecorada da história, dona de 7 ouros olímpicos

Mas Vera não chamou atenção apenas no esporte. Ela usou sua voz e visibilidade para protestar contra a invasão soviética em seu país. 

Posteriormente, a ex-ginasta inclusive recebeu da UNESCO o troféu Pierre du Coubertin International Fair Play e também uma medalha de honra ao mérito tcheco.

Ela faleceu em 2016, com 74 anos de idade.

Imagem com Olga Korbut
Foto: Olga Korbut – Opera Mundi (UOL)

Olga Korbut

Para finalizar a nossa lista de melhores ginastas olímpicas do mundo com chave de ouro, trouxemos um nome que revolucionou esse esporte: Olga Korbut. 

A ginasta bielo-russa fez apresentações de cair o queixo dos espectadores e jurados, introduzindo novos movimentos ao esporte. 

Apesar de ter parado de competir com apenas 22 anos, Olga conquistou 4 medalhas de ouro olímpicas e as suas façanhas inspiraram as próximas gerações de ginastas, que começaram a montar apresentações cada vez mais acrobáticas.

No entanto, em 2009, um dos movimentos introduzidos por Korbut, o “Korbut Flip”, foi proibido pelas autoridades do meio. O motivo? Ele é muito arriscado!

As pessoas também perguntam

Qual é a melhor ginasta do mundo?

Existem muitos fatores para se levar em conta na hora de determinar qual a melhor ginasta que já existiu. Afinal, depende do critério escolhido: número de medalhas por competição, número de medalhas consecutivas, recordes batidos, qual a modalidade analisada, etc. No entanto, como você viu no nosso TOP 5 das melhores ginastas olímpicas do mundo, uma das favoritas para ocupar o primeiro lugar é a americana Simone Biles

Quais são as 5 melhores ginastas da atualidade?

Atualmente, as ginastas ativas mais famosas e condecoradas são: Simone Biles, Dipa Karmakar, Shang Chusong, Oksana Chusovitina e Gabby Douglas.

Qual é a ginasta mais famosa do Brasil?

Recentemente, Rebeca Andrade se consagrou como a melhor ginasta do mundo ao se apresentar no Campeonato Mundial em Liverpool. A brasileira conquistou a medalha de ouro e o coração dos telespectadores ao se apresentar com a música “Baile de Favela”. Antes dela, a ginasta brasileira mais reconhecida era Daiane dos Santos.

Como surgiu a ginástica olímpica?

Agora que você já está por dentro de quem são as melhores ginastas olímpicas do mundo, pode estar se perguntando como e quando surgiu esse esporte tão bonito e peculiar. 

Veja também:  Melhores Pilotos de Fórmula 1: 5 Lendas do Automobilismo!

Bom, a ginástica olímpica, mais conhecida como ginástica artística nos outros países, remonta à Grécia Antiga e ao Egito Antigo, de acordo com os pesquisadores. 

Enquanto na Grécia ela era uma espécie de atividade física, no Egito era utilizada para chamar a atenção de pedestres na rua com suas acrobacias. 

Como se trata de uma atividade que contribui para a força e mobilidade do corpo, ela foi inclusive incorporada no treinamento militar

Depois de cair em esquecimento por uns bons anos, a ginástica artística foi resgatada no século XV, mas teve seu estouro somente no século XIX, graças à Friedrich Ludwig Jahn, que criou o primeiro clube de ginástica em Berlim. 

O professor foi o responsável por determinar regras e elaborar sistemas que são utilizados até hoje. 

A ginástica artística estreou nas Olimpíadas em 1896, somente com atletas masculinos, e vem sendo lapidada até os dias de hoje. 

Quais são as provas da ginástica olímpica?

Se você costuma acompanhar os campeonatos de ginástica olímpica, já deve ter percebido que os atletas passam por diferentes provas durante a disputa. 

No entanto, essa disposição varia de acordo com o gênero do ginasta. Isso porque as provas masculinas visam a demonstração de força e domínio do ginasta, enquanto as femininas dão preferência à agilidade e também ao aspecto artístico do esporte

As provas cobradas dos ginastas homens são:

  • Barra fixa;
  • Barras paralelas;
  • Cavalo com alças;
  • Salto sobre cavalo;
  • Argolas;
  • Solo.

Já as provas das ginastas olímpicas se dividem em:

  • Exercícios de solo;
  • Salto sobre cavalo;
  • Barras assimétricas;
  • Barra de equilíbrio.

Em todas as provas há movimentos obrigatórios que os atletas precisam realizar. Além disso, eles devem acrescentar outros movimentos à apresentação para ganhar mais pontos. 

Sendo assim, a nota final vai depender do cumprimento de todos os movimentos obrigatórios, dos movimentos adicionais e da performance do ginasta ao executar cada um deles.

Conclusão

Hoje você viu quais são as melhores ginastas olímpicas do mundo e que, apesar de o esporte ir se modificando com o passar dos anos, o que ninguém pode negar é que a dedicação e a garra das ginastas olímpicas não mudou em nada. 

E aí, gostou do nosso TOP 5 das melhores ginastas olímpicas do mundo? Tinha algum nome que você ainda não conhecia? Conte para nós aqui nos comentários, vamos adorar saber o que achou.

você pode gostar também

Escreva um comentário