Conheça os 20 atletas olímpicos recordistas em medalhas
Conheça mais sobre as olimpíadas, o que são atletas olímpicos, quais se destacaram em suas respectivas modalidades esportivas e, hoje, são os recordistas mundiais em medalhas.
Veja os 20 atletas olímpicos recordistas em medalha!
O que é um atleta olímpico
Um atleta olímpico nada mais é do que um esportista responsável por representar não somente a si mesmo, como também o seu país nos Jogos Olímpicos em grandes eventos esportivos de nível mundial.
Sendo assim, um atleta olímpico além de ter a oportunidade de representar a sua nação mundo afora, tem a oportunidade de se conectar com atletas de todo o mundo.
Mas, afinal, o que são Jogos Olímpicos?
Os Jogos Olímpicos são um grande evento mundial que acontece a cada quatro se alternando entre os Jogos Olímpico de Verão e Jogos Olímpicos de Inverno e reúne atletas de diferentes esportes e países. Esse é um dos grandes eventos que os atletas olímpicos participam.
O que é necessário para se tornar um atleta olímpico
Por se tratar de atletas que representam o país em competições mundiais, é esperado que os atletas olímpicos além de terem um bom desempenho no esporte que praticam tenham algumas qualificações e sigam alguns requisitos como:
- O esportista precisa ter nacionalidade ou ser do próprio país que representa
- Os atletas precisam passar por testes e exames antidoping
- É necessário que estejam dispostos a doar parte do seu tempo para os treinos intensos
É importante destacar que além do interesse do próprio atleta, ele precisa também passar pelas fases de seletivas e seja selecionado pela equipe olímpica, para, assim, de tornar um atleta olímpico que representa o seu país em diferentes partes do mundo.
Agora veja quuem são os 20 atletas olímpicos recordistas em medalhas
Michael Phelps – Estados Unidos
O nadador dos Estados Unidos Michael Phelps que possui feitos incríveis. Até o ano de 2016, Michael já havia conseguido um total de 28 medalhas, sendo 23 de ouro, 3 de prata e 2 de bronze
Larissa Latynina – União Soviética
A ginasta artística até então já possui um total de 18 medalhas, sendo 9 de ouro, 4 de prata e 3 de bronze, ocupando, assim, seu lugar no ranking de maiores medalhistas.
Nikolai Andrianov – União Soviética
Assim como Larissa, Nikolai também é da ginastica artística, porém da categoria masculina. Ele se destacou e conseguiu durante a sua carreira destaque em diversos momentos, ocupando o 3º lugar desse ranking com o total de 15 medalhas, sendo 7 de ouro, 5 de prata e 3 de bronze.
Ole Einar Bjørndalen – Noruega
O biatleta norueguês conseguiu até o momento 13 medalhas, sendo 8 de ouro, 4 de prata e 1 de bronze, ocupando assim seu lugar no ranking de atletas olímpicos recordistas em medalhas
Edoardo Mangiarotti – Itália
Sendo esgrimista, bem sucedido atleta italiano Edoardo Mangiarotti chegou à marca de 13 medalhas, sendo 6 de ouro, 5 de prata e 2 de bronze. Edoardo faleceu em 2012
Birgit Fischer – Alemanha
Com o total de 12 medalhas, sendo 8 de ouro e 4 de prata, Birgit, conseguiu feitos incríveis na sua carreira, como ser a única mulher a conseguir seis medalhas de ouro em seis edições dos Jogos Olímpicos.
Paavo Nurmi – Finlândia
Muito conhecido pelo seu alto desempenho, o corredor de fundo, o representante da Finlândia, Paavo Nurmi, alcançou a marca de 12 medalhas, sendo 9 de ouro e 4 de prata.
Borys Shakhlin – União Soviética
Sendo ginasta da União Soviética, o atleta, além de conseguir ser campeão olímpico nos Jogos Olímpicos de Roma, conseguiu durante a sua carreira 13 medalhas, sendo 7 de ouro, 4 de prata e 2 de bronze. Borys faleceu em 2008.
Sawao Kato – Japão
Um dos mais sucedidos atletas olímpicos, o ginasta japonês Sawao Kato conseguiu durante a sua carreira um total de 12 medalhas, sendo 8 de ouro, 3 de prata e um de bronze.
Jenny Thompson – Estados Unidos
Com 8 medalhas de ouro, 4 de prata e 3 de bronze, totalizando 12 medalhas no total, a nadadora Jenny também faz partes do ranking com os 20 atletas olímpicos com recordistas em medalhas
Mark Spitz – Estados Unidos
Em apenas 5 anos como profissional e com com 11 medalhas no total, sendo 9 de ouro, 1 de prata e uma de bronze, Mark se tornou uma dos nadadores mais conhecidos de todos os tempos.
Carl Lewis – Estados Unidos
Sendo corredor e nadador, o atleta alcançou marca de 11 medalhas, sendo 9 de ouro, 1 de prata e 1 de bronze.
Matt Biondi
Nascido na Califórnia, nos Estados Unidos, Matt Biondi conseguiu durante a sua carreira como nadador o total de 11 medalhas, sendo 8 de ouro, 2 de prata e 1 de bronze
Aleksey Nemov – Rússia
O ginasta russo também é destaque quando o assunto é medalhas. Com 4 medalhas de ouro, 2 de prata e 6 de bronze, Aleksey conseguiu na sua carreira um total de 12 medalhas.
Viktor Chukarin – União Soviética
Com 11 medalhas no total, sendo 7 de ouro, 3 de prata e 1 de bronze, o ginasta da União Soviética, Viktor Chukarin é considerado um dos maiores atletas de todos os tempos.
Usain Bolt – Jamaica
Conhecido pela sua velocidade, o corredor jamaicano Usain Bolt coleciona medalhas, já são, até então, 8 medalhas, sendo as 8 de ouro.
Ray Ewry – Estados Unidos
O saltador norte americano de Indiana, nos Estados Unidos, ganhou diversas medalhas durante a sua carreira: foram 10 total, sendo 8 de ouro e 2 de prata.
Franziska Van AlmSick – Alemanha
Com 10 medalhas no total, sendo 4 de prata e 6 de bronze, Franziska não podia ficar de fora do ranking, como uma das maiores medalhista da história.
Natalie Coughlin – Estados Unidos
A nadadora norte-americana, também é destaque quando o assunto é ganhar medalhas: no total foram 12, sendo 3 de ouro, 4 de prata e 5 de bronze
Ryan Lochte – Estados Unidos
Assim como Natalie Coughlin, Ryan também é destaque quando o assunto é esportes aquáticos: o nadador, conseguiu, até o momento, na sua carreira um total de 12 medalhas, sendo 6 de ouro, 3 de prata e 3 de bronze.
Conclusão
Os medalhistas olímpicos são atletas muito bons que se esforçaram para se destacarem em suas modalidades esportivas. Muitas vezes, eles são considerados por diversas vezes como os melhores do mundo, se tornando exemplo para muitas pessoas que desejam também se tornar um atleta olímpico.
É importante lembrar que esses atletas antes de conseguirem alcançar o seu objetivo final, como uma medalha ou superar um resultado anterior, enfrentam muitos desafios e obstáculos ao longo do tempo.
Por isso, é também considerável lembrar que por serem seres humanos, os atletas também enfrentam desafios e momentos difícil, mas é inevitável não concordar que há muita perseverança para conseguir chegar um grande evento como os Jogos Olímpicos.
Além disso, uma grande característica dos atletas olímpicos é o seu compromisso com o esporte através do não uso de drogas que prometem melhorar o desempenho e a responsabilidade com treinos intensos que tomam parte da sua vida em horas ou anos de dedicação.
Por isso, tomar a decisão de se tornar um atleta olímpico é uma tarefa que precisa ser analisada a sério pelo indivíduo, levando em conta que sua dedicação em vida vai ser em grande parte para isso.
Continue acompanhando informações, notícias, curiosidades sobre esportes aqui no Canal Aberto Brasil
Estudante de engenharia da computação que gosta muito de escrever por aí. Redator freelancer.